Ascender Jr.

Treinamentos e projetos elétricos

Locobots

Equipe de robótica do NDR, Ascender Jr

Oportunidades

Oportunidades de emprego para a área de Engenharia Elétrica

Projetos

Projetos realizados por alunos do primeiro período na disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Especializações para o Curso de Engenharia Elétrica

Ainda dentro do contexto das duas áreas principais de atuação: Eletrotécnica e Eletrônica. O engenheiro
eletricista pode se especializar nas seguintes áreas:

Especializações Relativas a Eletrônica:

  • Microeletrônica: Especialização onde o engenheiro eletricista atua no projeto e construção de microchips, processadores para computadores e circuitos eletrônicos em geral.
  • Telecomunicações: Com especialização em telecomunicações, o profissional de Engenharia Elétrica irá atuar no estudo e implementação para sistemas de controle e transmissão de audio e vídeo. O engenheiro eletricista poderá atuar também no projeto de receptores e antenas para telefonia, projeto de redes de fibra ótica e também em projetos de comunicação via satélite.
  • Eletrônica de Potência: Especialização onde o engenheiro eletricista pode atuar controlando e acionando sistemas eletrônicos de potência.

Especializações Relativas à Eletrotécnica:

  • Sistemas de Energia Elétrica: Especialização onde o engenheiro vai atuar projetando e implementando sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, tais como usinas e linhas de transmissão.
  • Sistemas de Controle e Automação: Ramo de especialização da engenharia elétrica focado no controle de processos industriais através de sistemas elétricos e computacionais. Envolve o desenvolvimento de sistemas de automação tais como robôs e inteligências artificiais.

Sendo estagiário

No curso de Engenharia Elétrica o estágio é obrigatório. Quem recruta estagiários são as empresas de energia, tecnologia da informação e de telecomunicações. 

A melhor época do ano para procurar estágio é no começo de cada ano, onde são oferecidas mais oportunidades. 

O momento ideal para iniciar estágio é a partir do quarto ano do curso, onde as atividades que serão executadas são a participação em projetos nas áreas de eletrônica, computação, telecomunicações e energia elétrica.

O que o engenheiro eletricista faz

Automação

Projetar equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial.

Eletrônica

Desenvolver circuitos eletrônicos para aquisição de dados (por exemplo, áudio, temperatura, umidade, pressão), transmissão de dados por radiofrequência, entre outros.

Eletrotécnica (potência e energia)

Planejar e operar sistemas elétricos, da geração à distribuição de energia. projetar e construir usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e equipamentos usados no sistema de geração, transmissão e distribuição. Ampliar as redes de alta-tensão e dar manutenção a elas.

Engenharia biomédica

Projetar e construir equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios especificar e gerenciar sua utilização.

Hardware e programação

Desenhar componentes e desenvolver sistemas.

Instrumentação

Projetar e desenvolver equipamentos para a realização de medidas, registro de dados e atuadores.

Microeletrônica

Projetar, fabricar e testar circuitos integrados (chips) destinados a sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento, entre outras finalidades.

Telecomunicações

Desenvolver serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som. projetar e construir sistemas e equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.

Como é o mercado de trabalho da engenharia elétrica?

Assim como nas outras engenharias, o mercado de trabalho para este profissional está em alta. Alguns fatores importantes aquecem a área, como o boom na construção civil, os investimentos em infraestrutura, com destaque para a energia, a ampliação e a modernização dos serviços de telecomunicação e o processo de inovação tecnológica nas indústrias.

"No setor de telecomunicação, o maior foco é a popularização da TV digital e a transmissão de dados de quarta geração (internet 4G)", afirma o professor Marco Isaías Alayo Chávez, coordenador do curso de Engenharia Elétrica-Sistemas Eletrônicos da USP em São Paulo. "Já no setor de energia, os investimentos não são apenas em geração (construção de usinas, sobretudo hidrelétricas), mas também na gestão e melhora dos sistemas de distribuição e transmissão." 

As maiores oportunidades de emprego estão no setor privado, em empresas de telecomunicação, de tecnologia da informação e em construtoras, mas um grande mercado de trabalho para esse engenheiro são os órgãos públicos (ministérios, agências reguladoras, companhias de energia). É o que afirma Lúcio Martins da Silva, coordenador do curso de engenharia elétrica da UNB, em Brasília. Outro empregador de destaque é o segmento de automação industrial, um nicho tradicional de atuação para o engenheiro eletricista. As ofertas se concentram nos pólos industriais das regiões Sul e Sudeste.
 Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP).