Ainda dentro do contexto das duas áreas principais de atuação:
Eletrotécnica e Eletrônica. O engenheiro
eletricista pode se
especializar nas seguintes áreas:Especializações Relativas a Eletrônica:
- Microeletrônica: Especialização onde o engenheiro eletricista atua no projeto e construção de microchips, processadores para computadores e circuitos eletrônicos em geral.
- Telecomunicações: Com especialização em telecomunicações, o profissional de Engenharia Elétrica irá atuar no estudo e implementação para sistemas de controle e transmissão de audio e vídeo. O engenheiro eletricista poderá atuar também no projeto de receptores e antenas para telefonia, projeto de redes de fibra ótica e também em projetos de comunicação via satélite.
- Eletrônica de Potência: Especialização onde o engenheiro eletricista pode atuar controlando e acionando sistemas eletrônicos de potência.
Especializações Relativas à Eletrotécnica:
- Sistemas de Energia Elétrica: Especialização onde o engenheiro vai atuar projetando e implementando sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, tais como usinas e linhas de transmissão.
- Sistemas de Controle e Automação: Ramo de especialização da engenharia elétrica focado no controle de processos industriais através de sistemas elétricos e computacionais. Envolve o desenvolvimento de sistemas de automação tais como robôs e inteligências artificiais.